A Educação Especial na Resolução CNE/CEB nº 04/2010
Da Resolução CNE/CEB nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, publicada em 14/07/2010:
Seção II
Educação EspecialArt. 29. A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.§ 1º Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.§ 2º Os sistemas e as escolas devem criar condições para que o professor da classe comum possa explorar as potencialidades de todos os estudantes, adotando uma pedagogia dialógica, interativa, interdisciplinar e inclusiva e, na interface, o professor do AEE deve identificar habilidades e necessidades dos estudantes, organizar e orientar sobre os serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade para a participação e aprendizagem dos estudantes.§ 3º Na organização desta modalidade, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais:I - o pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino regular;II - a oferta do atendimento educacional especializado;III - a formação de professores para o AEE e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas;IV - a participação da comunidade escolar;V - a acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes;VI - a articulação das políticas públicas intersetoriais.
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